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Saiba o que é Branding e crie sua marca do zero!

Atualizado: 29 de jun. de 2022

Conheça passo a passo para tornar a sua marca forte e conhecida no mercado



Você já notou que algumas empresas têm sua marca forte e consolidada no mercado e que ela se torna automaticamente reconhecida e citada? Exatamente, isso não é obra do acaso. Esse trabalho de fortalecimento de marca é conhecido como branding.

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro”, Seth Godin.

O que é?


Branding consiste no conjunto de atividades que se destinam exclusivamente a gestão de uma marca, atuando desde a sua concepção e continuamente ao longo do seu desenvolvimento.

A construção do branding (derivado de brand, que significa "marca", em inglês) é essencial para o sucesso de um negócio, pois permite que a marca do produto ou serviço oferecido por determinada empresa se torne conhecida no mercado.

O trabalho para que haja o reconhecimento de uma marca é muito importante, principalmente levando em consideração a intensa competição que os produtos enfrentam em quase todos os setores do mercado, alavancado hoje pelo mundo digital.

O branding envolve funções de investigação, estratégias, criações, design e, por fim, o gerenciamento constante da marca, com o intuito de acompanhar as suas "expressões" e otimizar relações com os respectivos públicos-alvos, buscando aumentar não apenas o valor econômico, mas principalmente o valor simbólico da marca.

Por norma, o branding está intrinsecamente relacionado com as estratégias de marketing, que representam técnicas e métodos destinados à potencialização das vendas, principalmente a partir do uso da comunicação (empresa - público).

A marca de uma empresa consiste em tudo o que remete a esta, englobando desde o nome da companhia, seu logo, suas cores, sua filosofia e missão de trabalho e etc. Assim, o branding também auxilia a reforçar a reputação da empresa que está ligada à marca.

Por que Aplicar?

De fato, grandes marcas constroem uma ponte que conecta quem realmente são seus consumidores aos personagens que gostariam de ser. Em suma, as pessoas não compram o que a sua empresa produz, mas sim a história que a sua marca conta e como elas podem se encaixar e fazer parte desse contexto. Ou seja, quanto mais próxima essa história chegar da experiência desejada pelo cliente, mais ele se identificará com a marca e mais próximo ele estará de investir nela.

“Branding é a relação entre marca e cliente, e entre a marca e a comunidade em que ela está inserida”

A verdade é que uma marca é como uma pessoa. Assim como seu negócio tem um propósito específico para um determinado público, cada marca tem suas características, sua personalidade e um jeito próprio de se expressar. E, tudo isso deve estar traduzido na história que você vai contar, a qual o seu consumidor vai lembrar quando pensar na sua marca.

1. Branding é coerência

Para proporcionar uma experiência positiva à vida dos clientes, é preciso integrar as ações desenvolvidas não só no meio digital como na vida real. Por isso, coerência é tudo!

Se a sua marca se posiciona como uma empresa inclusiva, é preciso ter preocupação real em incluí-la, seja com produtos que prezam pela acessibilidade ou democratização de serviços para todas as pessoas que formam a persona da sua marca possam ter uma experiência agradável e verdadeira.

2. Responsabilidade sempre

O quão grave um erro de comunicação pode custar à reputação da sua marca? De unfollow à boicote, há uma infinidade de erros que podem ser evitados quando há responsabilidade na forma de comunicar. Em tempos de crise, é preciso ter ainda mais cuidado com isso.

3. Confiança

Quais são os valores inegociáveis para sua marca? Confiança é um pilar do branding. Não há como modelar uma estratégia de branding, sem pensar nela. Há valores que são inegociáveis e que compõem a personalidade da sua marca.

Entender isso não serve apenas para saber qual é a próxima postagem da rede social da sua empresa. É algo que interfere na forma como seus colaboradores trabalham, se comunicam, atendem o público, entre outras ações.

4. Criatividade

O que o logo diz sobre sua empresa? Quando você pensa na identidade visual que vai compor o seu cartão de visitas, seu site e seus materiais gráficos, você consegue enxergar uma marca forte e criativa? A forma como você trabalha com a comunicação, seja por campanhas de e-mail marketing, WhatsApp ou oferta de conteúdo relevante para seu público, tem uma identidade definida?

Hora de mudar?

Comunicação só faz sentido quando toca. Seja em vídeo, seja em uma peça de design gráfico, seja em texto.

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”, Steve Jobs.

O branding é a mãe de todos os sentidos.

É o que proporciona harmonia ao tom de voz da sua marca, ao fazer o que deixar em segundo plano. A partir das breves explicações neste post, você deve ter percebido que criar uma estratégia assertiva de branding é algo muito desafiador.

Dependendo do nicho de mercado, do histórico da marca, do produto, do serviço e das pessoas que desejam ser alcançadas, o nível de desafio aumenta ainda mais.

Como você vai começar uma marca de sucesso hoje ou posicionar a sua em um mercado competitivo sem planejamento estratégico, visão e valores a longo prazo? Sua marca comunica o que ela faz? Ela transmite valor? De que forma?

Para te ajudar com essas e outras questões, vire o jogo e conte com quem tem experiência de marketing e inteligência comercial!

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