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Redes Sociais: por que o planejamento de conteúdo é tão importante?

Atualizado: 29 de jun. de 2022

Aprenda em poucos passos como fazer um planejamento de mídias que vai levar suas redes para outro patamar





As redes sociais são excelentes ferramentas para auxiliar no aumento de vendas, conversão e no reconhecimento de uma empresa, essas mesmas redes sociais cumprem o papel de trazer resultados de forma orgânica, porém é preciso utilizá-la de forma estratégica, conhecendo seus recursos de maneira mais ampla ao conciliá-la aos seus objetivos, público-alvo e características que cada rede oferece.


É incrível notar que 70% das empresas brasileiras estão presentes no meio digital e que ainda exista uma pequena parcela que prefere não estar inserida no cenário que abre tantas portas de crescimento financeiro e institucional. Voltando nossos olhos para as empresas que estão criando seus perfis em diversas redes sociais para promover seus produtos ou serviços, ter uma estratégia bem-sucedida para o meio digital e redes sociais é algo que precisa estar dentro do seu planejamento sem dúvida alguma.


E para estar inserido no meio de tanto avanço é preciso saber que para conquistar o seu público, terá que investir um tempinho desenvolvendo e planejando conteúdos relevantes para alcançar seus objetivos traçando melhores ações para que eles tragam o resultado esperado.


Vem entender com a gente como planejar seus conteúdos, mapear seu público e planejar sua abordagem! Saiba como gerar impactos positivos através das suas redes sociais lendo o nosso conteúdo a seguir.


Entenda porque o planejamento de redes sociais é tão importante para sua empresa!


O planejamento está dentro de uma empresa desde sua fundação para que assim se mantenha o fluxo de crescimento, rentabilidade e diversas outras coisas. Por isso, quando se pensa em criar conteúdo para suas redes sociais não basta apenas jogar conteúdos aleatoriamente esperando que seu público-alvo venha a consumir com alta frequência, boa taxa de engajamento ou alta conversão.


Assim como implementamos o Marketing Tradicional nas empresas, é preciso se atualizar e trazer o Marketing Digital e de Conteúdo para o nosso lado, pois com o auxílio deles conseguiremos desenvolver conteúdos relevantes que possam despertar gatilhos e ações em nossos usuários. Diminuindo as falhas nas medidas de Marketing, aumentando a produtividade, reduzindo os custos e trazendo resultados mais positivos.


Saiba como definir metas para o seu conteúdo


Qual o seu objetivo nas redes sociais? Para que se possa apertar o start e saber como as redes podem vir auxiliar a sua empresa, é importante trazer consigo os desejos e objetivos que se almeja através desse plano, por isso, chame sua equipe de Marketing e alinhe os seus principais objetivos, assim será possível realizar o acompanhamento de cada demanda através do planejamento desenvolvido pela equipe.


Os objetivos para as redes sociais podem ser os mais diversos possíveis, por exemplo, desejar que as pessoas comecem a visitar o seu site que acabou de ser lançado ou até mesmo para vender produtos ou anunciar serviços que são oferecidos pela sua empresa, mas sempre voltando o olhar para como a redes sociais estão se comportando em relação a esses assuntos, que podem se tornar maçantes quando repetido diversas vezes ou quando todos os posts são voltados para isso uma única coisa, tornando o seu conteúdo mais irrelevante.


Então, mesmo que seu objetivo seja realizar vendas ou divulgar seus serviços é preciso pensar em como completar seus conteúdos com equilíbrio e qualidade, entregando mais relevância e conhecimento ao público que se deseja atrair. Traga conteúdos com dicas, tutoriais, posts descontraídos e de diversos outros formatos. Com isso, você poderá alcançar mais pessoas e fazê-las engajarem seu conteúdo por compatibilidade de interesse ou necessidade. Uma boa forma de traçar esse plano é pensando na estratégia de SMART.


Metas SMART: O que são e como aplicá-las em seus conteúdos!


S – specific (específico)

Pense nos seus objetivos de forma clara e específica, mantendo o foco no que precisa ser alcançado. Especifique suas metas o máximo possível, considerando aspectos do gênero:


  • O que se pretende conquistar

  • Como o objetivo será alcançado.

  • Quais os recursos que serão utilizados para que isso aconteça.

  • Por que estar presente nas redes sociais é importante para sua empresa.

  • Como seu conteúdo agrega na vida do seu consumidor.


M- measurable (mensurável)

Visualize suas metas de forma que possa mensurá-las, permitindo um bom monitoramento de cada processo. Aqui o importante é medir cada objetivo que está sendo alcançado.


A – attainable (atingível)

Trabalhe com metas e objetivos realistas, sem deixar de lado os desafios. Pois, é isso que irá motivá-lo! Para garantir que suas metas sejam atingidas, estude a realidade do seu negócio, se você está iniciando por agora, comece com metas mais amenas.


R – relevant (relevante)

Relevância é um dos termos mais utilizados ao falarmos sobre redes sociais, por isso, suas metas precisam ser pensadas de forma ampla para o público escolhido, vindo a fazer sentido quando forem alcançadas.


T – time based (temporal)

Tenha em mente que para tudo existe um começo e um fim, pense e desenvolva suas estratégias sempre com a definição de prazo para alcançar suas metas, seja em curto, médio ou longo prazo.


Persona e público-alvo! Saiba como criar relevância nas redes sociais

Quando começamos a relacionar a nossa marca com o público-alvo desejado a criação de conteúdo se torna mais fácil e adaptável, afinal, ao conhecê-lo conseguiremos falar direta e assertivamente com essas pessoas. Adotando uma abordagem direcionada e mais eficaz.

Para que isso comece a funcionar corretamente, precisamos nos fazer algumas perguntas do tipo.


Quais são os hábitos dessas pessoas? Quais são suas necessidades? Qual sua faixa etária? Quais são seus hobbies? Quais suas características? Gostos?

Essas são algumas das perguntas que terão que passar pela cabeça de toda sua equipe ao iniciar o estudo de público para o desenvolvimento das personas que indicaram o conteúdo a ser produzido e como se comunicar através de seus posts. Tornando sua abordagem mais direcionada.


Saiba como realizar um estudo de público-alvo acessando o nosso blog “Personas e Público-Alvo, conheça os seus consumidores!”


Lembre-se que ao tentar atingir um público muito amplo com uma única estratégia não é o mais recomendado, muitas vezes esse público pode não estar interessado em seu conteúdo da mesma forma que uma persona segmentada estaria.


Comportamentos e linguagens nas redes sociais


Ao desenvolvermos um estudo de público-alvo e persona é preciso descobrir em quais redes esse público está mais concentrado. Assim, você poderá focar nessas mídias, trazendo a linguagem adequada e tornando os seus planos mais possíveis, fáceis e efetivos.


Com isso, é possível ter uma percepção de onde vale a pena estar inserido ou não, mas sem descartar a necessidade de conhecer as particularidades de cada rede social existente, já que o mercado muda constantemente.


Estude também os horários que seu público é mais ativo nesses canais, quais dias da semana e onde estão os picos de interação, isso pode te ajudar a gerar mais alcance e engajamento ao compartilhar seu conteúdo no momento certo.


Qual formato de post preciso colocar nas minhas redes?


Agora que você já possui um bom embasamento sobre o seu público e escolheu por qual mídia social irá começar, é hora de apertar o start e concentrar os seus esforços na criação de conteúdo e nos seus formatos.


Aqui você pode pensar em como misturar posts de produtos, serviços, conteúdo educacional, informativo ou inspirador, utilizando os formatos de criação disponíveis pela plataforma social.


Equilibre diferentes conteúdo para transmitir a sua mensagem principal de forma eficaz, dentro disso busque formatos como:


  • Feed carrossel

  • Transmissões ao vivo

  • Colaborações

  • Vídeos curtos

  • Tutoriais

  • Indicações


Utilize o máximo possível das ferramentas oferecidas pelas plataformas digitais, gerando mais engajamento do seu público em diversos ambientes.


Lembrando sempre de manter o equilíbrio necessário para a produção de cada formato e mantendo sua programação constante.


Cronograma de postagem e a importância do calendário de conteúdo


O calendário de conteúdo está presente no planejamento de conteúdo de toda e qualquer rede social. Isso permite que as configurações de cada conteúdo passem pelos fins organizacionais de cada setor, tornando toda a equipe responsável pelo fluxo em andamento.


Isso possibilita a antecipação de produção, criação, programação e publicação. Deixando sua equipe de conteúdo e design mais tranquilos para cumprir seus prazos.

Além disso, é possível planejar a ordem em que as postagens serão publicadas, equilibrando seus assuntos e campanhas.


Definindo os melhores dias, horários e frequências aumentando as oportunidades do seu público visualizar, curtir, compartilhar ou salvar suas publicações. Fora isso, você garante o mapeamento do momento certo para veicular publicações pagas ou orgânicas.


Comece agora a publicar os seus conteúdos nas redes sociais!


Com o auxílio do seu calendário de postagem, a publicação de conteúdo nas redes sociais se torna algo mais fácil, porém é uma tarefa que pode tomar um pouco do seu tempo.


É exatamente por esse motivo que muitos profissionais de marketing buscam sempre programar seus conteúdos, reservando um tempo do dia para criar esse fluxo de postagem que será publicado automaticamente pela plataforma social.


Como os Insights podem te ajudar a melhorar os seus conteúdos?


Voltando onde tudo começou! Lembra das suas metas e objetivos? Essa é a hora de acompanhar todo o desenvolvimento que se deu através da estratégia criada. Se sua ideia era gerar mais visitas ao seu site, veja se isso está funcionando bem, caso não esteja, verifique o motivo desse desempenho estar abaixo do esperado e trace um novo plano de correção.


Acompanhe todos os indicadores disponíveis nos Insights de cada rede social para manter sua estratégia nos trilhos sem subestimar a importância de se ter um bom planejamento e uma estratégia sólida de conteúdo para redes sociais. Isso pode mudar a vida do seu negócio!


Ah! E não se desespere quando um erro vier a acontecer, erros são mais comuns do que parece quando se trata de mídias sociais. O importante é que o seu monitoramento sempre esteja em dia, assim é mais fácil contornar os prejuízos.


Muitas empresas preferem deixar os seus perfis nas mãos de empresas especializadas como a Inspiração 6, por exemplo. Aqui, realizamos o gerenciamento de suas redes sociais desenvolvendo posts criativos para levar mais reconhecimento a sua marca!


Fale com a gente e venha desenvolver soluções para suas redes sociais!


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